Como Identificar Notícias Falsas?


Olá queridos e queridas? Tudo bem com vocês?
Espero que sim...

Como no meu Blog falo de tudo, hoje vim trazer algumas dicas de: COMO IDENTIFICAR NOTÍCIAS FALSAS
Sim, vemos ultimamente muitas (mas muitas mesmo) notícias falsas circulando por aí né, as vezes nem temos a certeza de se é verdadeira ou não, mas depois desse post espero que identifiquem essas notícias "frias" digamos assim...

Então chega de conversa e vamos as dicas.

1- Seja cético com as manchetes. Notícias falsas frequentemente trazem manchetes apelativas em letras maiúsculas e com pontos de exclamação. Se alegações chocantes na manchete parecerem inacreditáveis, desconfie.

2- Olhe atentamente para a URL. Uma URL semelhante à de outro site pode ser um sinal de alerta para notícias falsas. Muitos sites de notícias falsas imitam veículos de imprensa autênticos fazendo pequenas mudanças na URL. Você pode ir até o site para verificar e comparar a URL de veículos de imprensa estabelecidos.(Sempre verifique no site verdadeiro ou sites semelhantes se há a mesma notícia).

3- Investigue a fonte. Certifique-se de que a reportagem tenha sido escrita por uma fonte confiável e de boa reputação. Se a história for contada por uma organização não conhecida, verifique a seção "Sobre" do site para saber mais sobre ela.

4- Fique atento a formatações incomuns. Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos. Redobre a atenção na leitura se perceber esses sinais.

5- Considere as fotos. Notícias falsas frequentemente contêm imagens ou vídeos manipulados. Algumas vezes, a foto pode ser autêntica, mas ter sido retirada do contexto. Você pode procurar a foto ou imagem para verificar de onde ela veio.

6- Confira as datas. Notícias falsas podem conter datas que não fazem sentido ou até mesmo datas que tenham sido alteradas.

7- Verifique as evidências. Verifique as fontes do autor da reportagem para confirmar que são confiáveis. Falta de evidências sobre os fatos ou menção a especialistas desconhecidos pode ser uma indicação de notícias falsas.

8- Busque outras reportagens. Se nenhum outro veículo na imprensa tiver publicado uma reportagem sobre o mesmo assunto, isso pode ser um indicativo de que a história é falsa. Se a história for publicada por vários veículos confiáveis na imprensa, é mais provável que seja verdadeira.

9- A história é uma farsa ou uma brincadeira? Algumas vezes, as notícias falsas podem ser difíceis de distinguir de um conteúdo de humor ou sátira. Verifique se a fonte é conhecida por paródias e se os detalhes da história e o tom sugerem que pode ser apenas uma brincadeira.

10- Algumas histórias são intencionalmente falsas. Pense de forma crítica sobre as histórias lidas e compartilhe apenas as notícias que você sabe que são verídicas.

E aí curtiu as dicas? Espero que sim.. Aproveita e comenta o que achou e compartilhe com seus amigos!!!
Até o próximo post Beijos!!!

5 comentários:

  1. Adorei esse post. Hoje o povo ja São compartilhando as coisas sem saber se é verdade ou não. Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Muitas informações boas.teve uma vez q postaram algo no grupo do whatsap, as pessoas ficaram apavorada ai o eu vi q a data tava errada do q ia ocorrer. Post muito bem explicado Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Nossa, isso é o que mais tem na internet hoje em dia e muita gente ainda não sabe como identificar o que é falso ou não, por isso seu post é tão importante. Além de alertar serve como dica para a pessoa não cair em falsas noticias.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vih! Que post super interessante e útil! O que mais vimos hoje em dia na internet são notíciais falsas e sensacionalistas e o pior...as pessoas compartilhando!
    Muito ver essas dicas de como identificar que são falsas!
    Beijos
    Lilica

    ResponderExcluir
  5. É cada coisa que o povo espalha que temos mesmo que ficar de olho em pequenos detalhes

    ResponderExcluir

Gostou do Post? Comente aqui:

Tecnologia do Blogger.