TPM - Verdade Ou Mito?

Olá amores, como estão? Espero que bem hein...

Hoje venho falar de algo muito constante em minha vida e na de muitas mulheres, a Tal da TPM, sim isso mesmo vou falar algumas curiosidades sobre o assunto e se é mito ou verdade!!!!
Por quê com certeza, você ou alguém que você conhece já passou por isso, ou conhece alguém que já...


Esse post vale pros meninos também por quê não? Pra que saibam um pouco mais sobre esse período "estressante" pra nós mulheres hehe..

Bom, vamos logo falar dela, a TPM...

                      Resultado de imagem para mulher com tpm


A tensão pré-menstrual ou TPM como é popularmente conhecida, são os sintomas que antecedem o período menstrual da mulher e podem durar de 5 a 10 dias antes da Menstruação, em alguns casos em ate 15 dias e desaparecem com a vinda dela. Os sintomas de TPM ocorrem devido ao aumento dos hormônios, principalmente o aumento dos hormônios ovarianos.

Existem sintomas característicos da TPM e eles atingem 3 de cada 4 mulheres na faixa etária principal de 25 a 45 anos de idade e que tenham passado pelo menos por uma gravidez. Mas a casos em que mesmo em mulheres que não tenham tido nenhuma gravidez, mas sentem os tais sintomas. O ideal é que seja sempre atentado, pois caso não desapareçam com a vinda da menstruação não se trata de sintomas de TPM, podendo ser sinais de depressão e deve ser investigado por um especialista. 

Alguns sintomas de TPM são tão fortes, trazem tanto sofrimento para a mulher que a obrigada procurar ajuda de um medico para tomar medicamentos para o alivio durante esse período. Considerada TPM grave, a mulher pode sentir insônia, depressão, angustia nervosismo em excesso e impossibilitando o convívio com outras pessoas durante essa fase, o que pode prejudicar não só na vida pessoal, conjugal como a profissional da mulher.

Os sintomas:

*Diarréia ou prisão de ventre
*Irritabilidade
*Enjoo
*Espinhas e acnes
*Enxaquecas
*Sensibilidade nos seios
*Diminuição do apetite sexual 
*Aumento do apetite

(Detalhe: Sinto quase todos durante o período)

No geral ocorrem:
*Dores nas pernas
*Cólicas fortes
*Inchaços na barriga
*Fora a mudança no humor que faz que ocorram variações em minutos. 
A mulher pode ir de extrema alegria a lágrimas em segundos e por motivos insignificantes. Esse é um dos sintomas da TPM que são conhecidos como psicológicos, dentre eles estão a baixa estima, a irritabilidade, a ansiedade, a insônia e a depressão. 

Existe quem diga que TPM não passa de invenção das mulheres, mas a TPM e seus sintomas são reais e comprovados, algumas mulheres sofrem com sintomas mais fortes outras com mais leve, quase imperceptíveis. Queria ser dessas e você??

Como Aliviar os Sintomas da TPM

Dependendo da intensidade dos sintomas da TPM, o medico receitará o tratamento ideal para cada caso. Se a mulher sofre de TPM grave, o especialista poderá receitar antidepressivo ou ate mesmo o uso de anticoncepcionais de uso continuo que farão que esse período seja interrompido, interferindo no ciclo menstrual. Outra sugestão são os alimentos que ajudam a evitar que os sintomas da TPM ocorram com tanta intensidade, como o peixe que contem ômega 3 e são ótimos anti-inflamatórios , os vegetais como espinafre e a salsinha, as frutas como abacaxi, abacate e o figo e demais alimentos ricos em fibras. Todos ricos em Vitaminas B6 e vitamina E que ajudam a combater a retenção de líquido. O chá de vitex Agnus-Castus e chá de agoniada também são fortes aliados das mulheres no combate da tensão pré-menstrual.

*O chocolate que é um dos alimentos mais procurados pelas mulheres na TPM, comprovadamente ajuda nessa fase, pois o chocolate oferece o triptofano, que é a substância que nosso corpo precisa para produzir a serotonina que é o hormônio da satisfação e bem estar. Assim trazendo uma sensação de prazer, amenizando a irritação e o mau humor da mulher. Porem deve ser comido sem exageros, pois é um alimento rico em açúcar e gordura e comido em excesso pode acentuar ainda mais os sintomas da TPM, invés de alivia-los.

Resultado de imagem para mulher com tpm

*Evite se alimentar nessa fase com alimentos gordurosos, com muito sódio, e bebidas alcoólicas e com base de cafeína. A ingestão desses alimentos pode acentuar ainda mais os sintomas da TPM.

Minha Conclusão!!!
Nem precisa né, claro que é verdade, é comprovado cientificamente, então se sua esposa, namorada, noiva, mãe, tia, enfim... Se alguma mulher perto de você estiver com sintomas de TPM, você tem 2 opções:
1- Concorde com tudo que ela falar...
mas se tudo falhar...
2- Jogue Chocolates de uma distância segura.. pra você claro!!! 
kkkkkk
Brincadeiras a parte, saibam que é muito ruim a TPM mas ela existe sim e precisamos lidar com ela todo mês, então dá um desconto pra nós hein... 


E aí curtiu o post? espero que sim, aproveita e comenta aí, e se não for seguidora ou seguidor siga-nos para acompanhar tudo de pertinho hein...
Beijos e até o próximo post!!!





3 comentários:

  1. Adorei o post! A minha TPM só Jesus na causa hahahah

    ResponderExcluir
  2. Se o capeta usasse saia seria eu na TPM kkkkkkkkk. Arrasou somo sempre.
    #Miga sua loka. Te ligo.

    ResponderExcluir

Gostou do Post? Comente aqui:

Tecnologia do Blogger.