R.A Reeducação Alimentar Dicas e Ideias


Olá galera, fiquei uns dias sem postar porque estava cuidando do canal também, Ah, não conhece o canal? Clique Aqui.
Bom, no post de hoje como já devem ter lido o título, vamos falar de Reeducação Alimentar, E darei aqui algumas dicas e ideias, E aí se interessou? então continue lendo...

Só lembrando, que, eu NÃO SOU NUTRICIONISTA, mas fui a uma que me indicou o R.A (reeducação Alimentar), porém as dicas e ideias aqui são que pego em grupos do tema, e de pessoas que fazem R.A também ok, e que eu também sigo, e decidi passar pra vocês, Se quiserem saber a diferença entre Dieta ou reeducação Alimentar R.A com mais detalhes clique Aqui. e antes de começar a R.A consulte-se com um Nutricionista para que ele possa lhe indicar aquilo que for correto e bom pra você, de acordo com suas necessidades.


Vou deixar aqui alguns outros posts relacionados ao assunto como o que falo sobre Os Benefícios da Berinjela (ótima auxiliadora na queima de gordura e emagrecimento para ver o post clique Aqui.
Ou Caso queira conhecer a Fruta Goji Berry sensação do momento para quem quer emagrecer, talvez possa querer saber mais dessa fruta, clicando Aqui.

Ou também pode saber mais sobre a MINHA experiência com A R.A Clicando Aqui.


Galera para começar uma saiba que, Qualquer alimento se encaixa na reeducação Pois ela nada mais é que aprender a comer mais vezes em menor quantidade, é preciso ter *bom senso e moderação!* A reeducação tem que ser prazerosa senão fica difícil e muitos desistem, por exemplo vai comer chocolate não come a barra toda 2 quadradinhos tá bom da pra queimar com AF (Atividade Física), quer comer pizza, não come os 4 pedaços come só 1 com um monte de salada, assim a reeducação fica mais prazerosa principalmente no começo aí você vai apreendendo a se controlar, mais pensa antes eu preciso comer isso mesmo, e mais importante do que ter um corpo positivo! Respira fundo e vamos que vamos!


COMO COMEÇAR UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR R.A

CORTE: Refrigerantes, frituras, embutidos, industrializados (Empanados de Frango, hambúrguer industrializado, salsichas, linguiças, macarrão instantâneo, sopas de qualquer espécie se for industrializada), porque esses alimentos não acrescentam nada na vida de ninguém, eles são cheios de sódio, gordura, conservantes, e mais um turbilhão de coisas. Quer mesmo emagrecer com saúde? Evite-os. Até porque tem milhares de receitas dos mesmos produtos feitos em casa, do jeito dos industrializados mas feitos de maneira saudável.

TROQUE: Massas brancas por integrais (não é obrigatório mas é mais uma ajuda), ou por outras que sejam de farinhas saudáveis. (aveia, arroz, polvilho)Massas integrais são mais saudáveis, porque no geral, tem a sua absorção mais lenta, isso se dá pelo seu índice glicêmico mais baixo, deixando-nos saciado por mais tempo, além de ter muito mais fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino. Farinha branca e açúcar são uns dos grandes vilões das ''dietas'' então, retire-os do cardápio não só seu mas de sua família.

TROQUE TAMBÉM: Doces abarrotados de açúcares por receitas caseiras diet's, light's e saudáveis!! A sua saúde agradece. Doces são uma espécie de droga, causa dependência, por isso quanto mais se consome, mais se quer!! É preciso elimina-los, mesmo que aos poucos, a mudança é sempre assim, gradativa.

IMPORTANTE: Se alimente de 3 em 3 horas! Isso não é necessariamente uma regra, mas, contribui para não extrapolarmos em uma próxima refeição! O Ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia, em quantidades moderadas! Se não puder, ou quiser, comer de 3 em 3 horas, atente-se ao que é consumido e também as quantidades! Comer ou não de três em três horas, ao contrário do que se pensa, não possui efeito sobre o metabolismo, mas é uma prática saudável, muito comum entre os adeptos da Reeducação Alimentar, inclusive, indicado pelos nutricionistas! 

BEBA MUITA ÁGUA - Muitas pessoas gostam de consumir chás para retenção de líquidos, mas quer uma coisa gostosa, e eficiente para isso? Nada melhor do que água! Além do que, água gelada acelera o metabolismo!! Isso mesmo. O nosso corpo, gasta mais energia (calorias) para trazer a água gelada à temperatura ideal do organismo, mantendo o metabolismo acelerado, para que esse processo se torne possível.

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS - A alimentação é mais ou menos 70% em um processo de emagrecimento, mas realizar atividades físicas, além de ser bom para a saúde, acelera esse processo de perca de peso, e nos deixa mais dispostos no dia-a-dia.Não importa qual seja a atividade física, o importante é praticar. No começo poderá ser difícil, seu corpo sentirá falta de determinados hábitos, mas com o tempo fica fácil e prazeroso, e mais prazeroso que tudo isso é ver seu corpo tomando forma, suas roupas voltando a entrar, a sua saúde melhorando!!


ENTÃO DEIXE DE LADO AS SUAS DESCULPAS E COMECE...

Agora Vamos ao QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA LISTA DE COMPRAS MENSAL


FRUTAS – PREFIRA AS DE ÉPOCA, OS PREÇOS SAEM BEM MAIS EM CONTA! ALGUMAS SÃO MAIS CALÓRICAS, COMO MANGA OU ABACATE, MAS NÃO IMPORTAM CALORIAS E SIM NUTRIENTES. 


VERDURAS – FOLHAS PODEM SER CONSUMIDAS EM SUA MAIORIA, A VONTADE. POSSUEM O MÍNIMO DE CALORIAS E DÃO AO PRATO, UMA APARÊNCIA VISUALMENTE DE MAIS CHEIO, O QUE JÁ AJUDA PARA QUEM GOSTA DE COMER MUITO, ALÉM CLARO, DAS POUCAS CALORIAS E MUITAS FIBRAS O QUE PRODUZEM SACIEDADE 


LEGUMES – OS DE ÉPOCAS TAMBÉM, SAEM BASTANTE EM CONTA,ALGUNS NOS FINAIS DAS FEIRAS, SAEM RIDICULAMENTE MAIS BARATOS, APROVEITEM ESSAS PROMOÇÕES; 


CARNES MAGRAS – EXISTEM ALGUNS CORTES MAIS MAGROS, COMO O PATINHO, MÚSCULO, COXÃO MOLE, COXÃO DURO. ESCOLHA MAIS SE ADEQUAR AO SEU BOLSO 


FRANGO- ASSIM COMO AS CARNES, SÃO FONTE DE PROTEÍNA 


OVOS E PEIXES TAMBÉM. 

ESSES ITENS NUNCA PODEM FALTAR NA SUA CASA, COM ELES, VOCÊ JÁ CONSEGUE SE VIRAR MUITO BEM, MAS ALÉM DELES, TEM OUTROS ESSENCIAIS, COMO: 


ARROZ (SEMPRE PREFIRA O INTEGRAL, MAS SE NÃO PUDER/QUISER O BRANCO SERVE BEM), 


FEIJÃO OU OUTRAS LEGUMINOSAS, COMO ERVILHAS, GRÃO-DE-BICO,LENTILHA.. 


PÃO INTEGRAL – SEMPRE LEIA O RÓTULO, ESCOLHA AQUELE QUE A FARINHA DE TRIGO INTEGRAL SEJA O PRIMEIRO INGREDIENTE. 


LEITE DESNATADO – TROCAR O LEITE INTEGRAL, PODE SER UMA DIFICULDADE NO COMEÇO, MAS COM UM CERTO TEMPO, VOCÊ SE ACOSTUMA, NÃO DESISTA. 


REQUEIJÃO LIGHT, CREME DE RICOTA, CREAM CHEESE OU QUEIJOS BRANCOS (RICOTA, POR EXEMPLO) – SÃO OPÇÕES PARA VOCÊ USAR NO SEU PÃOZINHO, OU MESMO EM RECEITAS FIT’S. PREFIRA AS VERSÕES LIGHT OU ZERO, POIS POSSUEM MENOS GORDURA. 

AS OPÇÕES CITADAS ATÉ O MOMENTO,SÃO QUASE QUE ESSENCIAIS,AGORA VEM AS SUPÉRFLUAS E SUBSTITUIÇÕES 


PARA VARIAÇÕES EM RELAÇÃO AO PÃO INTEGRAL, ESCOLHA:


TAPIOCA – ISENTA DO GLÚTEN, É BASTANTE USADA, APESAR DE SEU ALTO ÍNDICE GLICÊMICO, PODE SER FACILMENTE INTRODUZIDA NA R.A, COM UMA BOA VARIAÇÃO DE RECHEIO PROTEICO OU AINDA, COM GRÃOS NA MASSA, QUE FAVORECEM A MESMA E AINDA, ACRESCENTAM FIBRAS (CHIA, LINHAÇA). ALÉM DE SER USADA EM ALGUMAS RECEITAS.


TORRADAS – VOCÊ PODE FAZER A SUA TORRADINHA COM SEU PÃO FRANCÊS. MESMO SENDO ELE TORRADO, NÃO SIGNIFICA QUE SEJA MELHOR QUE ELE NATURAL. É A MESMA COISA. OU VOCÊ PODE COMPRAR PRONTA. LEIA OS RÓTULOS, PREFIRA AS INTEGRAIS. TEM AS MARCAS FAMOSAS QUE SÃO ÓTIMAS.


OU PODE AINDA, COMER O TÃO AMADO PÃO FRANCÊS, MAS GERALMENTE, ACONSELHA-SE TIRAR O MIOLO. MAS, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O PÃO INTEGRAL, É SEMPRE PREFERÍVEL. 


PARA OS LANCHES: 

                      Resultado de imagem para reeducação alimentar


IOGURTES – PREFIRA AS VERSÕES DESNATADAS, PRA FALAR A VERDADE, O SABOR NÃO É AGRADÁVEL, MAS PODE-SE COLOCAR ALGUMAS GOTINHAS DE ADOÇANTE OU ESSÊNCIAS, E O SABOR FICA MAIS TRAGÁVEL. BATER COM FRUTAS, TAMBÉM É UMA ÓTIMA OPÇÃO. 


AVEIA – A AVEIA, PODE SER FACILMENTE INTRODUZIDA EM ALGUMAS RECEITAS, E TAMBÉM É UMA BOA OPÇÃO PARA OS LANCHES, PODENDO SER INCLUSA EM IOGURTES, FRUTAS E AFINS. SEMPRE OPTEM PELO FARELO DE AVEIA, TEM MAIS FIBRAS E MENOS CARBOIDRATOS. 


BOLACHAS INTEGRAIS – NA VERDADE, ESSAS BOLACHAS DEVEM SER CONSUMIDAS PARA ALGUMA VARIAÇÃO DE CARDÁPIO, TEMOS NOS MERCADOS HOJE, MUITAS DESSAS BOLACHINHAS, MAS PRA SER REALISTA, A MINORIA, (AVASSALADORA MINORIA) É BOA, ALIÁS, É MENOS RUIM. AS MAIS VERSÁTEIS E MAIS CONHECIDAS SÃO 'BAUDUCO' E 'NESFIT'. USE PARA DIAS CORRIDOS OU AQUELES Q VOCÊ TEM MUITA VONTADE DE DOCES. 

Dicas Importantes: 
NO MAIS, VOCÊ VAI SE ADAPTANDO, REDUZINDO QUANTIDADES. 

                               

COM O TEMPO, APRENDEMOS A DISTINGUIR O BOM, DO NEM TÃO BOM ASSIM. 

SE PUDER, REDUZA OS AÇÚCARES E PREFIRA ADOÇANTES A BASE DE STÉVIA, POIS ESSE É NATURAL, OU AINDA, SUCRALOSE. 

CASO PREFIRA USAR AÇÚCAR, OPTE POR MASCAVO, POR SERE MENOS PROCESSADO, ALGUNS NUTRIENTES SÃO PRESERVADOS, ENTRETANTO, SÃO CALÓRICOS. 


COZINHE OS ALIMENTOS SEM ÓLEO, MAS PARA TEMPERAR SALADA,PREFIRA AZEITE EXTRA VIRGEM. 


PARA COZINHAR, USE TEMPEROS NATURAIS COMO CEBOLA, ALHO, SALSINHA, CEBOLINHA, AÇAFRÃO, ORÉGANO E SIMILARES. DESAPEGUE DOS INDUSTRIALIZADOS 


FOQUEM NOS ALIMENTOS ESSENCIAIS, E USEM A VARIAÇÃO PARA QUE A 'R.A' NÃO SE TORNE CANSATIVA E SACRIFICANTE, E SIM, PRAZEROSA.


É isso aí galera, o post é longo mas vale a pena, pois é pra nossa saúde não é mesmo? Algumas das dicas parecem mais difíceis mas garanto são necessárias e depois de acostumarem tudo fica fácil...
Por hoje é só comentem aí se gostaram do post e deixem suas próprias dicas de R.A se tiverem, beijos a todos e até o próximo post.

12 comentários:

  1. Nossa, isso é muito difícil, eu amo comer as besteiras que você citou que devemos cortar, mas por outro lado, faz um bem imenso a saúde!

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  2. Gente, é complicado mudar a alimentação assim, né? Ainda mais pra quem não tem hábito de se alimentar de forma muito saudável como eu kkk Mas essas dicas ajudam muito! beijos

    www.menina-maquiada.blogspot.com.br

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  3. Adorei o post!
    Temos sempre que preferir alimentos e hábitos saudáveis, não só para a perca de pesos, mas para termos uma vida com uma qualidade melhor.
    Bjs!

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  4. Amei todas as dicas, e todas são mega importantes, pq as pessoas levam anos para engordar e querem um milagre, e sem se importarem se a forma de emagrecimento vai ser saudável, então é importante dicas como essas !

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  5. Olá. Post super completo, conhecia muitas das dicas, mas é sempre bom reler e buscar nova motivação ... minhas maiores dificuldades são: conseguir fazer AF (preguiça demais) e tomar água(pois tomo chimarrão o dia todo, que é bom, mas não é a água natural né) ... já passei por um processo de cirurgia bariatrica e erdi 36 kg ... preciso perder mais uns 5kg mas estagnei e tenho comido bastante (cuidando pra não voltar a obesidade ...) , mas não é fácil a RA, ainda mais com ansiedade =/ bjs

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  6. Olá! Eu adorei as dicas. Preciso beber mais água, fazer disso um hábito pois melhora todo o funcionamento do organismo. Quanto aos alimentos, eu amo hortaliças (verduras, legumes e saladas) e frutas e preciso comer com mais frequência.
    Bjinhos. Adorei o post.

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  7. nossa vivih que post maravilhoso meu amore.. eu sempre dui a 'gordinha saudável' como os medicos disseram, pq eu bao como besteira, tbm como comida, tomo muita agua que nem camelo mesmo, verdura e frutas sao ate meus fortes, e por isso sou saudavel e meu colesterol nunca foi alto, sempre foi tudo ok meus exames! mas legal saber dessas suas dicas sibre rweducaçao alimentar! eu to querendo ir de novo em um nutricionista, pq mesmo fazendo exercicios eu ainda sinto que nao estou comendo tao bem quanto deveria, principalmente pq estou com o intestino uó pra la de horrivel, tem dias q quase paro no hospital por causa dele, ta louco, cansei dele me tiraf do serio! preciso procurar um medico urgente um proctologista que cuida do ânus e afins.. obg por compartilhar a RA conosco! beijocas!!

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  8. Vivih!!!! Ameeei esse post! Bem minha cara... As dicas estão maravilhosas e já sigo todas. Saúde em primeiro lugar sempre! Parabéns pelo blog.

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  9. Estava precisando de uma publicação assim adorei preciso começar a me reeducar a alimentação obrigada linda publicação

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  10. Adorei muito. A gente tem que manter uma vida saudável isso é essencial. Obrigada pelas dicas Vivi

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