DesafioES - O que é Behaviorismo

Olá galera, estou participando de um Desafio, Chama-seDesafioES Espalhando Sabedoria, nele iremos pesquisar sobre algum assunto proposto pela autora do desafio, (somos vários blogueiros e Youtubers) e iremos pesquisar sobre o tema, o meu tema é:




O que é Behaviorismo? 

Behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo.

O behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise).Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.Em 1913, foi publicado um artigo com o nome “Psicologia: como os behavioristas a veem” da autoria do psicólogo estadunidense John Watson (reconhecido como pai do Behaviorismo Metodológico). Mais tarde, em 1914, na obra de 1914 intitulada Behavior, Watson abordou mais uma vez o conceito de psicologia do comportamento. Watson se baseou em teorias e noções de vários pensadores e autores como Descartes, Pavlov, Loeb e Comte.O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.De acordo com Watson, o estudo do meio que envolve um indivíduo possibilita a previsão e o controle do comportamento humano.


Behaviorismo na educação

No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.Além disso, Watson acreditava que com os estímulos específicos, era possível "transformar" e "moldar" o comportamento de uma criança, para que ela pudesse exercer qualquer profissão por ele escolhida.
Minhas considerações: (Opinião)

Ao meu ver, Behaviorismo nada mais é do que um estudo de comportamento humano, que existe em várias áreas de atuação, como em escolas como foi citado acima, e com esse processo de estudo é possível mudar e transformar as pessoas envolvidas neste estudo de comportamento.
Bom, é isso pessoal, espero que tenham curtido o post e deixarei aqui meu beijo, e comentem aí se ficou claro o post ok?

💋💋💋Até a próxima...


Abaixo segue mais informações do Desafio...👇👇👇

                     

4 comentários:

  1. meu deus do ceu.. amei seu post.. e obg por lembraro nome do criador da teoria behaviorista o John Watson eu sabia q era com J mas n lembrava o
    nome direito e tava cm pregui de pesquisar hahaha!!! amei o post adorei e vc entendeu certinho, faltou mais detalhes mas vc entendeu sim gata!! parabens ;)

    ResponderExcluir
  2. Haha ameeeei o post,e caramba eu já estudei sobre isso,achei uma matéria bem difícil haha mas você explicou muito bem aqui,parabéns

    ResponderExcluir
  3. Que assunto legal, por que nunca tinha ouvido falar nisso assim tão bem explicado flor. Parabéns pelo post, continuo assim

    ResponderExcluir
  4. O desafio da Naty...
    Adorei o assunto!
    A criatividade da Naty nn tem limites.

    ResponderExcluir

Gostou do Post? Comente aqui:

Tecnologia do Blogger.