Tapioca, Saudável e Deliciosa!!!

Olá galera linda....

Cheguei, e vim falar de uma receita que adoro e muita gente hoje em dia também, é a TAPIOCA, e é fácil deliciosa, e com vários benefícios que irei citar a seguir... Se você gosta dessa delícia acompanhe o post até o final hein...




A tapioca é feita da goma de mandioca (ou aipim ou macaxeira) hidratada. Há quem coloque uma pitada de sal na massa, e só! Não vai um pingo de óleo ou gordura na massa e nem no preparo, assim como nenhum outro ingrediente. Além disso, algumas marcas de tapioca já vendem a massa pronta, já com sal, que é o único outro ingrediente que precisa na massa.

Benefícios da Tapioca

Por ser feita apenas de mandioca, a tapioca é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Lembrando que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino e causando inchaço. Além de tudo isso, vale lembrar que outro super benefício da tapioca é o seu delicioso sabor, e a possibilidade de prepará-la com diferentes recheios! Assim, a tapioca pode ser incluída na alimentação em diferentes horários do dia.

Claro que, se fizer diferentes recheios pode ser que engorde um pouquinho hehe, mas quem resiste a essa delícia???A tapioca é, uma ótima opção de carboidrato, podendo fazer parte de uma alimentação saudável.
Apesar de ser um carboidrato simples (que vira gordura rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura ou glúten.


Para quem quer controlar o peso e não vai utilizá-la como pré-treino, uma dica é incluir na tapioca (no recheio ou na massa) ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada. Assim, é possível reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional.
Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 calorias.

Informações da nutricionista Carolina Arbache.
Visitem também esse site de receitas Naturais: Natue Life



Tapioca: Massa e Algumas variações de Recheios
Modo de Preparo:

Massa:

500 g de massa para tapioca (goma)
Água
2 colheres de chá de sal
Preparo:

Em uma tigela, coloque o polvilho e vá adicionando a água até cobrir e ficar dois dedos acima
Deixe de um dia para o outro (de preferência)
Retire toda a água com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso
Vai ficar parecendo um bloco
Esfarele essa massa com as mãos
Passe pela peneira e acrescente o sal
Em uma frigideira anti-aderente, modele a tapioca como uma panqueca
Quando estiver pronta, a massa estará unida
Não deixe escurecer
Vire rapidamente e deixe secar do outro lado
Deve ser retirada do fogo ainda branquinha
Recheie a gosto

Variações de Recheio:

Recheio de calabresa:
Em uma panela com o óleo, doure o alho e a cebola, adicione a lingüiça e deixe ficar bem crocante
Por último, coloque o cheiro verde e desligue o fogo
Utilize o recheio quente

Recheio goiabada com queijo:
Quando a tapioca estiver pronta, retire da frigideira e coloque duas fatias de goiabada e duas fatias de queijo
Dobre e sirva quente

Recheio de doce de leite:
Retire a tapioca da frigideira e coloque o doce de leite com a colher 


Recheio de leite condensado:
Retire a tapioca da frigideira e, com uma colher, recheie com o leite condensado, dobre e sirva

Recheio de coco:
Coloque o coco ralado e regue com leite de coco
Dobre e sirva

Combinações de recheios saudáveis:

Frango desfiado, ricota e salsinha
Espinafre e tomate-cereja
Atum e cenoura ralada
Milho, berinjela e tomate
Banana e pasta de amendoim
Ovo mexido
Creme de alfarroba com morango

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Até a próxima!!!

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