Comida Nordestina: Baião de Dois


Olá galera...

O post de hoje é sobre uma comida tipicamente nordestina...
BAIÃO DE DOIS Que amooooooo!!!!

Baião de Dois, que é uma delícia feita de várias formas diferentes, com vários acompanhamentos (de acordo com cada um).
Baião de dois é um prato típico da região Nordeste do Brasil, oriundo do estado do Ceará. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão de corda.
Bom, pra esclarecer qualquer dúvida vou contar brevemente a história do Baião de Dois...



Contando a história....


O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”. - O compositor cearense Humberto Teixeira, em parceria com Luiz Gonzaga, compôs a música que leva o nome do prato, a qual diz assim:

“Capitão que moda é essa? Deixe a trempe e a cuié
Homem não vai pra cozinha, que é lugar só de mulé.
Vou juntar feijão de corda numa panela de arroz
Capitão vá lá pra sala que hoje tem baião de dois
Ó baião que bom que sois
Se o baião é bom sozinho, que dirá baião de dois”

O Baião de Dois é um prato completo, isto é, não precisa de acompanhamento, mas pode ser servido com paçoca de carne seca ou farofa de cuscuz, ou qualquer acompanhamento que desejar pois, Combina com tudo. 

Para fazê-lo deve-se cozinhar o arroz no caldo do feijão já cozido e temperado, misturando o feijão cozido com o arroz na panela ainda no fogo, e depois de pronto adicionar torresmo e queijo de coalho em cubos. Também coentro e cebolinha (opcional).


Minha receita de Baião:



Ingredientes da minha versão do Baião:
Tempero pronto de alho, Sazón ( o que tiver), Sal a gosto, 
Coentro e cebolinha, Arroz o quanto baste, Feijão de corda com o caldo,
1 colher rasa de margarina (opcional).


Eu faço de forma bem básica, que também fica delicioso...
Cozinho o Arroz no caldo do feijão (com um pouco mais de água),

acrescento a ela temperos a gosto... como os da imagem abaixo, 
Tempero de Alho, Sazón, Sal e cebolinha e coentro, e coloco também uma colher rasa de margarina, pois dá um sabor excepcional (opcional), coloco também o feijão, e deixo ferver, quando ferver acrescento o arroz e deixo secar, em fogo baixo semi tampado, mexa de vez em quando para misturar bem...
Se quiser mais molhadinho acrescente mais agua do que o comum para arroz branco. Fica bom de todo jeito..

Continuando a história...


A história do Baião de Dois remonta aos tempos de grandes dificuldades do povo nordestino com as secas quando a comida era escassa e nada podia se estragar ou desperdiçar. Assim, o cearense uniu as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinha de carne seca e queijo de coalho e surgiu assim esse saboroso prato da cozinha nordestina. - Com o tempo as receitas foram sendo ampliadas e diversificadas, de modo que cada cearense tem a sua própria receita.

Como bom cearense não dispenso um Baião de Dois, só que, como vegetariano, no estilo light, mas isto não me impede de prepará-lo completo para oferecer aos amigos e propagar as tradições da “terrinha”.

Como vimos, receita de Baião de Dois existem muitas, deste a simples mistura do arroz com o feijão cozidos separadamente e temperado com nata, que fica seco, até especialidades sofisticadas como a do Baião de Dois com farofa. - Eu também tenho minha receita pessoal, de um Baião de Dois molhadinho que agrada muito.



Bom gente, essa foi a receita de hoje, com história e tudo...Ah, eu fiz de acompanhamento coxinha da asa do frango, Aqui adoramos e ficou top, rs

Espero que tenham gostado e se gostaram comentem ai o que acharam da minha versão, comentem se já provaram essa comida típica do meu querido Ceará, e façam aí e deliciem-se com essa maravilha da culinária local.



2 comentários:

  1. Que receitinha legal!!! Nunca comi esse prato, parece muito bom! Ótimo Post! Bjssss!!!

    ResponderExcluir

Gostou do Post? Comente aqui:

Tecnologia do Blogger.